Consultoria em Gestão de Riscos em Projetos e Construção

Serviços Iniciais de Consultoria

O processo deve ser iniciado no estágio de estudo de viabilidade do projeto onde é feito o levantamento dos riscos – matriz de riscos.

Através deste processo, definem-se quais riscos podem ou devem ser mitigados, quais instrumentos poderão ser utilizados alocando adequadamente os riscos, bem como, os custos envolvidos.

Consultoria em gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos é um processo dividido em fases, compreendendo a identificação, qualificação, quantificação, mitigação e monitoramento.

Consultoria de riscos em projetos

O Consultor de Riscos em Projeto tem como função:

  • Identificar, qualificar, quantificar onde possível e mitigar os riscos a serem gerenciados, auxiliando na decisão quanto a sua transferência ao mercado;
  • Tornar viável as opções de gerenciamento e transferência do risco oferecendo soluções apropriadas desde o estágio inicial do projeto incluindo a fase operacional;
  • Auxiliar na obtenção e aprovação do financiamento antecipando o atendimento das exigências dos financiadores quanto às exposições e transferência do risco para proteção do projeto.

Gerenciamento de riscos contratuais

Assessoramos às áreas Jurídica, Compras, Engenharia de nosso cliente nas negociações com seus Fornecedores, Financiadores e quem mais estiver envolvido no projeto, analisando as questões pertinentes ao programa de seguros e auxiliando no desenvolvimento de proteções a riscos contratuais, alocação e transferência de riscos e isenções de direito de regresso.

Acompanhamento para cumprimento das recomendações das Seguradoras

Todo projeto pode ter desvios e espaços de melhora no que diz respeito à mitigação dos riscos ao longo de sua execução. Baseados em nossa experiência em grandes obras e projetos, acompanhamos a evolução da execução dos trabalhos junto com os especialistas designados pelas Seguradoras e Resseguradoras para obter os melhores termos, condições e garantias nas coberturas necessárias no projeto, facilitando também a resolução de divergências caso ocorra um sinistro coberto pela apólice.