Política Corporativa de Financiamento de Riscos

Assessoria na elaboração de uma Política Corporativa de Gestão e Financiamento de Riscos, com base no mapeamento dos riscos que possam comprometer os objetivos estratégicos do negócio, incluindo sua priorização e avaliação com a proposição de estratégias de mitigação.

Esta política tem como objetivo principal a proteção dos investimentos, pautada na viabilidade da transferência dos riscos catastróficos de caráter acidental, que possam causar prejuízos financeiros, sejam eles através de perdas materiais aos próprios ativos ou danos causados a terceiros.

Principais Objetivos

  • Definição do programa de financiamento dos riscos identificados;
  • Auxiliar na determinação da política de retenção e transferência de riscos;
  • Redução ou eliminação da exposição a riscos indesejáveis;
  • Evitar custos desnecessários com contratação de seguros;
  • Munir a empresa de uma Política Corporativa de Financiamento de Riscos perfeitamente delineada, e formalmente aprovada, que estabeleça as melhores práticas a serem aplicadas em proteção aos riscos de perdas acidentais, que possam comprometer seu resultado financeiro, suas responsabilidades perante a sociedade e sua imagem junto à opinião pública.

Na Política de Financiamento de Riscos deverão ser identificadas as principais características de cada tipo de risco e sua forma de financiamento, de acordo com a capacidade de retenção por parte da empresa, ou a transferência do risco identificado.

O Programa de Seguros deverá seguir a diretriz da Política de Financiamento de Riscos, transferindo os riscos através dos diversos ramos de seguros/resseguros passíveis de serem obtidos no mercado brasileiro e/ou internacional.